Prova social: como e porquê usar em suas estratégias de marketing cervejeiro - Marketing Digital | Paulo Leomil

Prova social: como e porquê usar em suas estratégias de marketing cervejeiro

Já imaginou ter seus clientes vendendo a sua cerveja por você? É isso o que acontece quando você torna as provas sociais uma parte da sua estratégia de marketing cervejeiro.

O bom uso de provas sociais é um dos segredos de quem alcança o sucesso nas mídias sociais. Elas são um valioso gatilho mental que usa a experiência positiva dos seus clientes para conquistar novos.

Pense em quantas vezes você procurou saber qual era a opinião de outras pessoas antes de comprar algum produto ou até mesmo uma cerveja em PDvs especializados.

Principalmente em compras realizadas pela internet, as provas sociais são muito importantes. E é por isso que cervejarias que querem se destacar nas mídias sociais, precisam incluí-las em suas estratégias de marketing cervejeiro.


O QUE SÃO PROVA SOCIAIS?


Chamamos de provas sociais todo tipo de conteúdo gerado pelo cliente a respeito de determinada marca, serviço ou produto. São as avaliações, feedbacks, críticas positivas e recomendações que os clientes fazem.

As pessoas estão cada vez mais conectadas e quanto mais a sua cervejaria ou cerveja for mencionada positivamente, maiores as chances dela ser reconhecida e cair no gosto dos consumidores .

É o famoso boca-a-boca. Quanto mais falado e recomendado a sua cervejaria é, mais você tende a se destacar e vender.

É claro que não adianta ter milhares de avaliações sobre sua cerveja, se elas forem negativas. Mas não se engane, as avaliações ruins e as críticas podem ter um papel de extrema importância aos olhos dos consumidores. Mais à frente você entenderá o motivo.


COMO GERAR PROVAS SOCIAIS?


As redes sociais facilitam muito a geração de provas sociais. Qualquer espaço no qual seu público possa publicar, é uma oportunidade para receber feedbacks e avaliações.

Ao criar uma página no Facebook, por exemplo, você já tem a disposição um espaço reservado para que os clientes possam avaliar a sua cerveja. Mas você não precisa – e nem deve – somente sentar e esperar que seus clientes façam essas. A ideia é que você incentive o seu público a opinar.

Peça para que as pessoas tragam feedbacks sobre sua cerveja. Torne isso uma prática. Deixe claro que espaços como e-mail e inbox estão abertos para elas compartilhem com você como foi a experiência delas ao degustar a cerveja.

Quando receber feedbacks positivos, salve-os e use como prova social em suas mídias sociais, blog, e-mail e até mesmo use esse tipo de conteúdo para matar objeções de PDVs (ponto de venda) que se interessaram em vender sua cerveja.

Para ficar mais claro, confira algumas formas de transformar as provas sociais em conteúdo para a sua cervejaria.


COMO USAR AS PROVAS SOCIAIS


Assim como é possível receber as provas sociais de várias formas, é possível incluí-las de várias formas em sua estratégia.

Um ponto importante é: tome cuidado para não expor a imagem de seus clientes. Procure sempre censurar nome, foto e dados sensíveis de quem fez a avaliação. Só divulgue esse tipo de informação se tiver autorização.

1. PUBLICAÇÕES PARA MÍDIAS SOCIAIS

Uma das formas mais simples de divulgar provas sociais da sua cerveja ou cervejaria é por meio de prints de tela das avaliações que você recebe. Use-os como publicações em suas mídias sociais.

2. VÍDEOS

Por aqui, você pode trazer entrevista com donos de PDVs que tiveram ótimos retornos com sua cerveja e até mesmo experiência de consumidores ao degustar os produtos de sua cervejaria.

Esses vídeos ficam disponíveis no YouTube e também são usados em anúncios e para matar objeções na hora de fechar negócios com ponto de venda.

3. BLOG

Agora, se você acha que conseguir esse tipo de depoimento em vídeo é difícil, também tem opção de criar conteúdo em texto. 

Você pode criar blog post dos cases de clientes de PDVs com sua cerveja. Assim como os vídeos, esse material pode ser amplamente divulgado para potenciais clientes.

4. E-MAIL

Uma outra forma de usar as provas sociais é na construção dos e-mails de relacionamento com sua lista de contato comerciais.

Um e-mail com um excelente case pode fechar mais negócios que uma promoção de compra de caixas de cerveja.

Já imaginou ter seus clientes vendendo a sua cerveja por você? É isso o que acontece quando você torna as provas sociais uma parte da sua estratégia de marketing cervejeiro.



FEEDBACKS E VALIAÇÕES NEGATIVAS


Um grande medo de muitas cervejarias é que, ao abrir espaços para as pessoas opinarem, nem sempre o resultado será positivo. Isso realmente acontece, mas está tudo bem. É normal.

A chave para essa questão está na forma como você vai lidar com esses feedbacks e avaliações ruins. A maneira como você soluciona e atende os consumidores que não tiveram uma boa experiência ao comprar sua cerveja, mostra muito sobre a sua cervejaria.

Por isso, separamos algumas dicas para que você saiba como lidar com os feedbacks negativos:

  • Sempre que receber um feedback negativo dê atenção ao consumidor, responda e procure solucionar o problema;
  • Nem sempre o consumidor está certo e alguns são até mesmo rudes, porém você não deve ser. Procure ser sempre cordial e respeitoso;
  • Resolva no privado. Principalmente em casos mais complexos, procure levar a conversa para um canal privado.

Essas ações, apesar de muito simples, muitas vezes não são colocadas em prática pelas cervejarias. Quando você deixa de responder a uma crítica ou é rude com um consumidor, mesmo que você esteja na razão, acaba passando uma má impressão para quem está de fora.

Agora, quando você demonstra cordialidade e disposição para resolver os problemas, isso passa credibilidade para o público.


DICAS PARA AUMENTAR SUA CREDIBILIDADE


O testemunho de seus clientes ajuda muito a melhorar a credibilidade da sua cerveja/cervejaria. Mas existem outros meios de fortalecer a visão que seus potenciais clientes têm da sua empresa.


PERFIL VERIFICADO

Ter selo de conta verificada nas suas redes sociais pode ajudar a fazer com que as pessoas confiem mais na sua cervejaria. Isso, pois a verificação demonstra que a empresa realmente existe, é influente e confiável.


PRÊMIOS E RECONHECIMENTO

Publicar em suas mídias que sua cervejaria ou sua cerveja receberam algum tipo de prêmio ou reconhecimento também é uma forma de agregar valor ao seu negócio.  

Além disso, divulgar sua participação em eventos importantes da área cervejeira também ajuda a mostrar que seu negócio é confiável e que você é autoridade no assunto.

Essas são algumas formas de incluir provas sociais na estratégia de marketing do seu negócio. Conhece alguma outra? Me conta aqui nos comentários.




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