Marketing Cervejeiro | Ganhei medalha com a minha cerveja, e agora? - Confraria Leomil

Ganhei medalha com a minha cerveja, e agora

Ganhei medalha com a minha cerveja, e agora?

A cada ano, surgem novas cervejarias artesanais que disputam o mercado nacional, trazendo inovações, variedades e sabores para os amantes da bebida. Diante de tantas opções disponíveis, a exigência de maior qualidade dos produtos oferecidos vem crescendo. Por isso, as premiações servem como referência entre os milhares de rótulos disponíveis.

Para muitos cervejeiros, conseguir uma medalha de uma competição de renome, representa a realização um sonho cultivado ainda em suas primeiras brasagens.

Porém, mais do que uma referência no setor ou um reconhecimento do mestre-cervejeiro, uma medalha representa uma oportunidade de crescimento nas vendas da sua cerveja.

Neste artigo listei algumas estratégias para você aproveitar essa oportunidade e maximizar seus resultados.



01 – Divulgue, divulgue e divulgue

Você já deve ter ouvido falar em ciclo de vida do produto. A mesma lógica pode ser aplicada à oportunidade de ganhar de uma medalha. Veja, a força e a novidade da conquista serão maiores no início e, à medida que o tempo passa, a tendência é o impacto diminuir. Portanto, temos um ciclo relativamente curto que será limitado pelo próximo campeonato. Ou seja, estamos falando de poucos meses para criar o posicionamento e aproveitar a oportunidade.

Atualmente o mercado cervejeiro tem campeonatos muito próximos uns dos outros, o que pode encurtar ainda mais o ciclo de vida da oportunidade. Portanto, é preciso estrutura para fazer o máximo de esforço em marketing e comunicação para que o time de vendas aumente os negócios.

Não tenha medo, neste caso não existe exagero em comunicação. Divulgue muito conteúdo sobre a cerveja campeã e sobre os envolvidos na conquista. Use bastante prova social ou seja, aqueles consumidores que beberam a cerveja e justificam a conquista. Porém, cuidado para não ser repetitivo.

Vale lembrar que não se deve esquecer o básico: selo da medalha no rótulo, material de apoio e treinamento para equipe de venda.



02 – Use gatilhos mentais

Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão.

Dominar tais gatilhos é a forma mais eficaz de persuasão e geração de resultados em marketing e vendas.

Listo abaixo os gatilhos que sua cervejaria deve usar quando ganhar uma medalha:

  • Escassez: Se a cerveja medalhista for uma produção especial, sazonal ou pequena, enfatize esta questão. Quem nunca só notou o valor de uma coisa quando deixou de ter?
  • Urgência: Você já bebeu a cerveja, mas por qual motivo você precisaria consumir ela novamente? Porque este é lote da campeã! Crie o senso de urgência para conhecer o lote campeão, por exemplo.
  • Comunidade: Tendemos a fazer negócios com empresas e produtos que geram algum tipo de identificação. Por exemplo, sou ativista de direitos dos animais e consumo produtos de empresas que não fazem testes neles (mesmo que isso represente pagar mais caro por eles). Para o consumidor, sentir-se parte da conquista da medalha é um incentivo a mais para consumir novamente a cerveja, além de recomendá-la.
  • Prova social: Nada vende mais que isso. A cerveja medalhista é uma novidade, um estilo que nunca bebi antes, mas eu quero experimentar porque “todo mundo” está bebendo ela, logo eu quero ser como “todo mundo” e fazer o que “todo mundo” faz.




03 – Crie destaque no site

Pode parecer algo básico, mas a maioria não se preocupa com isso. De nada adianta fazer todo o movimento em torno da conquista, se seu site não dá o devido destaque, nem o estrutura para receber os interessados, bem como não indica aonde podem adquirir a cerveja campeã.

Seu site deve ser preparado para otimização de mecanismo de busca (SEO) do campeonato. Assim ele estará entre as primeiras colocações.

O mínimo que seu site deve prover é a informação sobre a cerveja campeã e os locais de venda.

Abster-se dessa estrutura é o mesmo que jogar vários barris da sua cerveja fora.




04 – Redes Sociais

Já falamos dos conteúdos de divulgação e os gatilhos mentais que você pode (e deve) usar em suas postagens. Porém, não se esqueça que a edição do layout nas redes sociais fará uma grande diferença.

Adapte a sua bio, imagens de testeiras e até mesmo a foto do perfil para a conquista da medalha (mesmo que seja por pouco tempo). Seu perfil ficará atrativo e reforçará a imagem de qualidade da sua cerveja, bem como ajudará a marcar o conceito de cerveja campeã.



05 – Crie campanhas

Com a concorrência, o excesso de informações, em especial os algoritmos do das redes sociais e mecanismos de busca; apostar no ranqueamento orgânico não trará o faturamento proporcional ao potencial que a conquista de uma medalha proporciona.

Invista em impulsionamentos de seus posts, adicione o link para informações de compra e locais de venda.

No Google Adwords invista em campanhas que envolvam o campeonato aonde ganhou a medalha. Configure as conversões, defina as métricas de avalição das campanhas e acompanhe os resultados gerados.



06 – Quando começar a perder força, faça isso

Em todo ciclo de vida de produto existe a queda das vendas, porém existem estratégias que você pode realizar para adiar esta queda.

Listei algumas ideias que a sua cervejaria pode adaptar e fazer:

  • Divulgue harmonizações com a cerveja na presença de um chef;
  • Crie versões da cerveja medalhista, com a acréscimo de um ingrediente ou troca de um lúpulo, por exemplo;
  • Crie combos promocionais para a equipe de venda trabalhar nos PDVs.

Atenção: Veja que somente agora sugiro algo promocional, antes da queda das venda não aconselho fazer ações focadas em preço.



Conclusão:

Para o marketing cervejeiro, a conquista de uma medalha é uma excelente oportunidade de trazer resultados, em especial os financeiros. Porém, é preciso estruturar-se e preparar-se para aproveitar o pouco tempo de destaque que a conquista representa.

Deixe o planejamento das ações prontas, mesmo que somente no papel, caso seja uma micro cervejaria ou não disponha de uma equipe de marketing para efetivar essas estratégias assim que ganhar a medalha.

Participar de concursos cervejeiros é sim uma estratégia importante para cervejarias destacarem-se no meio. Portanto, não deixe de participar e investir nas ações de marketing cervejeiro.

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