Fim das curtidas no Instagram, como isso vai impactar o marketing da cervejaria? - Marketing Digital | Paulo Leomil

Fim das curtidas no Instagram, como isso vai impactar o marketing da cervejaria?

O Instagram iniciou um teste para retirar da timeline os números de likes em posts. O usuário consegue ver os próprios likes, caso entre em cada um individualmente. Entretanto, para os seguidores, é possível apenas ver que um amigo curtiu uma publicação, não seus números totais.

De acordo com a empresa, a ação busca evitar competições e, ao mesmo tempo, incentiva os usuários a focarem nas histórias compartilhadas na rede social.

O teste foi anunciado no fim de abril, na conferência para desenvolvedores do Facebook, que é dono do Instagram. Na época, a empresa disse queria deixar a plataforma com “menos pressão” sobre seus usuários.

O que, na prática, muda na gestão do marketing das redes sociais para a sua cervejaria?






Engajamento x Conteúdo

Sabe aquela foto bonita de cerveja, com uma boa luz, um copo cheio e uma espuma bem bonita? Apesar de gerar muita água na boca, ela não será suficiente para trazer resultados para sua cervejaria, nem em curto prazo, muito menos em longo prazo.

O grande desafio agora é aumentar o número de comentários em sua postagem. Para tanto, as cervejarias precisarão gerar conteúdos que incentivem essa interação com o seu público, principalmente, o consumidor final de sua cerveja.

Agora é a hora de fazer mais vídeos, falar dos insumos, de harmonizações, inovações, bem como dos colaboradores da cervejaria. O importante é colocar a cara nas redes sociais, humanizar o máximo possível e investir em bons conteúdos.




Beer Influencer precisará estudar mais.

Para os influenciadores digitais do meio cervejeiro, a mudança na postura deve ser urgente. Do mesmo modo que as cervejarias precisam investir em conteúdos, os influencers precisam investir em conhecimento cervejeiro, caso queiram destacar-se e conseguir chamar a atenção das cervejarias.

Apesar do Instagram não mostrar mais o número de curtidas, os influenciadores cervejeiros podem enviar relatórios gerados por plataformas como Reportei e Mlabs aos interessados em investir em seu perfil. Essas plataformas compilam o número de curtidas, porcentagem de engajamento e muito mais. Porém, essa é apenas uma etapa do caminho para conseguir um patrocínio. O primeiro é a marca interessar-se por seu perfil e acreditar que vale a pena entrar em contato com você.

Para ganhar esse interesse, os beer influencers precisam demonstrar que conhecem do assunto. Portanto, precisam criar conteúdo de relevância que gere comentários, para que as cervejarias vejam valor em aliar à marca dela sua imagem. Porém, só isso basta? Não. Será necessário investir tanto nas plataformas de relatórios, como em impulsionamento.

Creio também que não só o meio cervejeiro, mas outros setores econômicos, motivados pela complexidade em avaliar perfis, optarão por usar plataformas de busca de influenciadores como o Airfluencers e diversos outros. Tais plataformas possuem uma base de influenciadores cadastrados, onde as cervejarias publicarão um briefing e selecionarão o perfil desejado de influenciadores para suas campanhas. Portanto, a dica para os Beer Influencers é também se cadastrarem nestas plataformas






O que mais muda?

Há algumas semanas, recebemos a notícia que o Instagram também modificará seu algoritmo com o intuito de destacar perfis com maior interação e uso da plataforma.

E o que tal modificação tem a ver com o fim das curtidas? Acontece que agora não somente o conteúdo que gera engajamento de comentários será importante, mas também o tempo que você passará na plataforma e sua interação com outros perfis.

Um perfil com muitos comentários e que passa um bom tempo na plataforma, interagindo com outros perfis, tenderá a ganhar mais destaque na rede e, consequentemente,  ganhar mais resultados que outros perfis que assim não o fazem.

Para o instagram, os primeiros resultados são animadores, mas ainda é preciso analisar como a mudança afeta a experiência dos usuários do aplicativo.

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