Como divulgar minha cervejaria em 4 passos simples - Marketing Digital | Paulo Leomil

Como divulgar minha cervejaria em 4 passos simples

Todo empreendedor do meio cervejeiro abre sua cervejaria pensando em algo bem específico: resultados.

Você até pode ter um propósito na sua cervejaria e uma receita de cerveja inovadora, mas no final do mês, de um jeito ou outro, precisará pagar as contas.

Então, pense no seu perfil como consumidor: você costuma comprar cervejas baseado em quais referências? Naquela conhecida, que você vê presente nas redes sociais interagindo com as pessoas? Ou naquela outra que você mal ouviu falar e nem sabe muito bem quais são as avaliações dela?

Não precisa nem pensar muito na resposta: é claro que é a da primeira opção.

Uma pesquisa da UNIFESP constatou que 86% dos consumidores querem que as marcas se posicionem. Você, que está lendo esse artigo, também quer isso para a sua cervejaria.

Contudo, como divulgar minha cervejaria? Como gerar resultados rapidamente? Esses são os questionamentos da maioria das pequenas cervejarias já que, quase sempre, possuem pouco recurso para investir e parco conhecimento em marketing digital. 

Neste artigo, vou falar sobre 4 dicas matadoras que o ajudarão no processo de inserção ao marketing digital, além de orientá-lo como divulgar a sua cervejaria de acordo com as melhores práticas do mercado.  






01 Alie o marketing digital ao marketing offline

A primeira dica talvez seja a mais básica para você começar a trabalhar na divulgação da sua cervejaria: além da presença no meio digital, é fundamental que o seu público também fale sobre você offline.

Combine as estratégias digitais com outras campanhas de engajamento da sua comunidade de forma offline. Promova um evento cervejeiro, uma campanha de arrecadação de doações, apoie adoção de pets; enfim, crie empatia com a comunidade cervejeira e aqueles que podem vir a fazer parte desta parcela do setor.

Além disso, flerte com a mídia local. Mesmo se você estiver em um grande centro, você pode tentar fazer com que o jornal local escreva uma matéria sobre a sua cerveja ou cervejaria. Se a sua cidade não for tão grande, isso fica ainda mais simples. Não tenha medo de mostrar a cara!



02 Mantenha relacionamento nas redes sociais

Como divulgar minha cervejaria se eu não estou nas redes sociais? Hoje em dia é quase impossível!

Um dos primeiros passos ao criar uma cervejaria é pensar como será o Instagram ou o Facebook dela. O brasileiro fica, em média, mais de 9 horas conectado à internet diariamente.

Não é necessário estar em todas as redes sociais, mas é importante estar onde o seu público está mais presente. Depois, foco em estratégias para ganhar seguidores qualificados.

Como divulgar minha cervejaria nas principais redes:

  • Instagram: É a rede social que mais cresce e a preferida entre o público cervejeiro. Faça dele uma vitrine para as suas cervejas.
  • Facebook: O Facebook ainda é a rede social mais usada no mundo todo, apesar de no Brasil perder para o Instagram. Além de fotos e publicações próprias, você poderá compartilhar conhecimento e notícias do mercado cervejeiro para que seu público o identifique como referência.
  • Twitter: Você precisará de tempo disponível para acompanhar as tendências cervejeiras do momento e entrar na onda dos Tweets. É uma rede de fácil engajamento e de alto alcance.
  • LinkedIn: Excelente para alavancar a imagem profissional da sua cervejaria, buscar ideias e estar por dentro do mercado. O mercado cervejeiro está crescendo na questão do profissionalismo e a rede tende a um crescimento neste setor. Também auxilia na busca por profissionais qualificados que, futuramente, podem trabalhar para você.

Mas não basta criar uma rede social e deixá-la abandonada. Você precisará de um esforço para atualizar constantemente (diariamente é o ideal), responder comentários e mensagens, promover sorteios ou ações. Enfim, você deverá fazer o mesmo que faz com a sua rede social pessoal: conversar com as pessoas. Isso demanda tempo e planejamento, por isso abrace a rede que você consegue dar atenção.







03 Faça campanhas de e-mail marketing

Erra quem pensa que o e-mail marketing não dá resultado. Nos últimos anos, os resultados nessa ferramenta aumentou muito devido, principalmente, ao maior direcionamento do uso do e-mail para questões profissionais.

Caso você já possua uma lista de e-mails de PDVs (ponto de venda), não espere mais tempo para atuar com disparos de e-mail para esse público.

O relacionamento por e-mail é realizado por boa parte das empresas. Portanto, além de bons e-mails, você precisará ter um bom copywriting. Veja as dicas:

  • O assunto do e-mail deve ser interessante ao ponto de fazer com que seu alvo o abra;
  • O texto do e-mail deve chamar a atenção dele;
  • Ganhou a atenção? Ofereça algo;
  • Indique uma ação (botão ou link) para o alvo clicar.

Além de seguir essas boas práticas, indico fortemente que você faça uma segmentação dos disparos. Você tem várias opções: faixa etária, gênero, região, cliente/não cliente, cerveja de interesse etc. Através de uma segmentação bem feita, você direciona a comunicação ao seu público e consegue ter um bom diálogo.



04 Invista em mídia paga

Em marketing digital podemos falar que Ads (mídia paga) é como a levedura na cerveja. É ele que “faz as coisas acontecerem” e melhora seu posicionamento em sites de busca de maneira mais rápida. Assim como no marketing offline, investir em mídia paga é fundamental para escalonar o seu negócio e alcançar o seu o público ainda mais rápido.

Como funciona: você pode “comprar” palavras-chave quem tem a ver com o meio cervejeiro e sua cerveja no Google, impulsiona publicações no Facebook e Instagram ou realiza uma campanha segmentada por cargo no LinkedIn. Além disso, você poderá integrar as estratégias de uma rede e outra.

Essas redes permitem que você limite o seu gasto diário, escolha o público que o anúncio será mostrado, segmente por faixa etária etc. Uma das melhores práticas, inicialmente, é trabalhar as campanhas de mídia paga na região de atuação da sua cervejaria. É mais fácil de atingir o público desejado e, também, de engajá-lo no seu negócio.

O mais importante disso tudo é ter um objetivo na mídia paga: Você quer mostrar a sua cerveja para mais gente? Quer que os interessados em vender sua cerveja entre em contato com você? Deseja divulgar um evento? Seja aumento no alcance, estabelecimento contato ou ofertar algo; você precisará medir o desempenho dessas campanhas.



Dica extra: marketing de conteúdo

Você tem braços para produzir conteúdo internamente, um blog ativo e muita vontade de educar o mercado cervejeiro? Não deixe de investir em marketing de conteúdo para o setor.

Relevância e autoridade não são fáceis de conquistar e o marketing de conteúdo ajuda muito nisso. Tente começar com um artigo por semana direcionado ao público cervejeiro (como esse por exemplo). Publique no blog, coloque uma verba de mídia paga para impulsionar nas redes sociais, avalie os resultados. Tenho certeza que ajudará muito no crescimento dos resultados da cervejaria.



Concluindo

Com a velocidade que as coisas acontecem hoje, ser diferenciado é fundamental para conquistar seu espaço no mercado cervejeiro. As estratégias de divulgação digital devem ser priorizadas tanto quanto as offline.

Se você chegou neste artigo se perguntando “como divulgar minha empresa?”, espero muito que eu tenha conseguido te ajudar. Se quiser conhecer mais Marketing Cervejeiro Digital se inscreva aqui para receber conteúdos em seu e-mail.





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