Como agir nas redes sociais ao participar de um evento cervejeiro - Marketing Digital | Paulo Leomil

Como agir nas redes sociais ao participar de um evento cervejeiro

Já tem alguns anos que eventos cervejeiros vêm ganhando as ruas, praças e espaços públicos das cidades. Mas pensando em marketing digital, como uma cervejaria deve agir em suas redes sociais para tratar do evento?

Já tem alguns anos que eventos cervejeiros vêm ganhando as ruas, praças e espaços públicos das cidades.  Muito se deve aos movimentos das cervejarias artesanais e o crescimento de cervejeiros caseiros, pela influência de momentos econômicos onde eventos do setor se tornam uma ótima opção de entretenimento com um baixo custo, afinal você pode apreciar bons shows em um ambiente agradável pagando somente pelo seu consumo de cervejas especiais.

Mas como as cervejarias devem agir em suas redes sociais quando participam de um evento cervejeiro? A resposta pode parecer simples num primeiro momento, mas ao se fazer uma análise sobre os conceitos de negócio, a postura tomada junto ao marketing digital da cervejaria pode trazer grandes resultados.

Para ajudar as cervejarias a desenvolver o melhor trabalho em marketing cervejeiro digital ao participar de feiras, pontuei alguns pontos importantes de como agir.



Objetivo de marketing de um evento cervejeiro

Entre tantas opções de feiras e exposições cervejeiras espalhadas pelo país, cabe às cervejarias planejarem-se para que suas presenças nesses eventos surjam bons negócios futuros, quando o assunto é indústria cervejeira.

Antes de tudo, é preciso definir qual é o objetivo da cervejaria ao participar da feira.

O evento pode servir para apresentar sua cervejaria ao mercado, reforçar laços com os consumidores fiscais, fazer novos contatos com donos de pontos de venda (PDV), lançar novos estilos de cervejas ou apenas reforçar a marca.

É comum, principalmente as micro-cervejarias, ao participar de feiras, definirem objetivos como “pagar a conta de luz”. Aqui mora um grande perigo. Primeiro, pela alta probabilidade de o evento não cobrir o investimento em participar, diria que há 50% de chance de isso acontecer. Segundo é cair na armadilha de direcionar tempo de pessoas importantes da cervejaria para eventos, quando estes poderiam estar utilizando esse tempo gerando negócios muito mais lucrativos, chamamos isso de custo de oportunidade. Para frisar, deixo a reflexão: Você está no negócio de cervejaria ou de feira?



O que se deve analisar antes de fechar uma participação

Tendo os objetivos de participar de um evento cervejeiro definidos, é preciso compreender a proposta das feiras antes de fechar sua participação. Abaixo, alguns pontos a serem levados em consideração:

  • Qual a presença digital do evento. Possui site? Tem perfil nas redes sociais? Onde os interessados vão buscar mais informações? Qual o nível de engajamento das redes sociais e tráfego do site?
  • Qual o plano de divulgação do evento. Lembre-se que só se justifica estar em um evento se ele te proporcionar entrar em contato com pessoas fora da sua rede. Portanto, é ele que tem trazer pessoas à feira e não as suas redes sociais. Se o organizador do evento insiste que sua rede social é importante para o sucesso do evento, você deve renegociar o valor de sua participação, pois vai prestar um serviço para a feira, levando seus clientes/seguidores para conhecer outros players do mercado, seguindo o pressuposto de que haverá outras cervejarias no evento.
  • Sua localização na feira. É preciso conhecer a planta do evento e a sua proximidade a pontos chaves de movimentos, como palcos e praças de alimentação. Uma localização ruim vai exigir um esforço maior para se obter sucesso no evento.


Quais os cuidados se deve tomar ao participar de um evento cervejeiro

Focando em marketing digital, é preciso ter muito cuidado ao promover um evento cervejeiro, pois estes acontecem, em sua predominância, durante os finais de semana, que são os dias de maior movimento em pontos de vendas de cervejas. Enfatizar e direcionar sua audiência para eventos poderá tirar vendas dos PDVs. Ou seja, pode até vender vários barris num evento, mas perder a venda de milhares de caixas da sua cerveja, ao longo de um período com maior lucratividade e menos esforço.

Como acredito que devem ser os responsáveis pelo evento a levar audiência para o local, sugiro que as cervejarias se posicionem nas redes sociais da seguinte forma:

  • Na semana que antecede o evento: Dê destaque aos seus PDVs, incentive a fazerem ações com a sua cerveja. Assim, você incentiva as vendas e garante giro do seu cliente no dia do evento.
  • Durante o evento: Faça stories de como anda o evento. Porém, não exagere na quantidade e faça quando haja movimento; pessoas gostam de pessoas.
  • Após o evento: Divulgue vídeos do evento, pessoas degustando, testemunhais de quem provou, ou seja, elabore um case e aproveite o texto do post para direcionar onde encontrar a cerveja para comprar.


Idéias de ações e conteúdos para produzir em um evento cervejeiro

Eventos cervejeiros são locais para que outras pessoas de sua rede social conheçam sua cervejaria e provem a sua cerveja, mas é importante que você justifique o investimento em participar, trazendo estas pessoas para a sua rede.

Como métricas de marketing digital ao participar de evento cervejeiro há duas:

  • O quanto a sua rede social aumentou.
  • Quantas pessoas deixaram seus dados. Com os dados, você pode criar ações futuras em PDVs e até convidar para eventos futuros.

Algumas ações que sua cervejaria pode desenvolver para aumentar sua rede social ou adquirir dados de contato em eventos:

  • Crie ambientes que incentivem naturalmente as pessoas a tirarem fotos com a sua marca, como um espaço em seu stand, simulando uma praia.
  • Crie promoções para que as pessoas do evento marquem seu perfil nas redes sociais. Ex: Quem marcar, ganha 100ml de uma cerveja experimental que ainda não está venda.
  • Faça cadastro para sorteio de um Kit ao final do evento. Serão necessáriso uma urna e cupons para as pessoas preencherem.
  • Premie quem der o melhor depoimento sobre sua cerveja. Aqui, você pode extrapolar a data do evento, criando uma espécie de concurso ao longo da semana anterior. Uma idéia é utilizar os Stories e deixar salvos na parte de “destaque” do instagram.

Espero que este artigo ajudar as cervejarias a aproveitar ao máximo os eventos cervejeiros.

Tem alguma dúvida? Comenta ai!

Autor:

Paulo Leomil

Profissional de Marketing Digital apaixonado pelo universo das cervejas.

pauloleomilcoelho@gmail.com

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