BEER INFLUENCERS: PRECISO MESMO APOSTAR NESTA TENDÊNCIA? - Marketing Digital | Paulo Leomil

BEER INFLUENCERS: PRECISO MESMO APOSTAR NESTA TENDÊNCIA?

Em marketing cervejeiro digital a estratégia de trabalhar com Beer Influenciers pode se demonstrar bastante eficaz se feita com cuidado e profissionalismo. Veja dicas para criar uma estratégia eficaz.

Qual cervejaria nunca recebeu contato de um “influenciadores digitais” pedindo cerveja grátis em troca de post?  O tema já virou muito meme no meio cervejeiro, o que contribuiu para certo preconceito com o uso da estratégia no setor de forma profissional.


Porém, de acordo com estudo da ODM Group, foi constatado que mais de 70% dos consumidores analisados na pesquisa utilizam suas redes sociais para guiar decisões de compra e no mercado de cervejas especiais não é diferente.


O mercado de influenciadores digitais movimentou, mundialmente, US$ 4 bilhões em 2017 de acordo com Mediakix. E segundo outro instituto, o Linqia, o impacto desse tipo de marketing é tão eficaz, que as empresas planejam aumentar em 39% o orçamento das ações de marketing de conteúdo com infuenciadores em 2019.


Podemos incluir o setor de cervejas especiais dentro da estatística das empresas no estudo onde constatou que, apesar do grande crescimento de influenciadores digitais, 80% enfrentam dificuldade para contratar os influencers ideiais.


O QUE É O MARKETING DE INFLUÊNCIA?


O marketing de influência nada mais é do que uma estratégia de marketing executada por produtores de conteúdo independentes que contam com um número expressivo de seguidores engajados. O objetivo das ações com influenciadores não é muito diferente das demais campanhas de marketing desenvolvidas pelas empresas: aumentar a presença digital da marca, fidelizar clientes, influenciar positivamente na decisão de compra e, consequentemente, ampliar os resultados da empresa.


É um mercado relativamente novo, não há dúvida quanto a isso, não é mesmo? Ainda mais no mercado cervejeiro. Mas a grande verdade é que pessoas são influenciadas por pessoas o tempo todo. Eu bebo cervejas que foram aprovadas pelos meus amigos, família e colegas de trabalho. Mas o fato é que este “marketing boca a boca” com a pulverização da tecnologia saiu dessas rodinhas e ganhou o mundo.


Philiph Kotler, guru de marketing, em sua bíblia de Administração de Marketing pontuou que o comportamento do consumidor é influenciado por fatores pessoais (idade e ciclo da vida), fatores culturais (desejo e comportamento) e fatores sociais (grupos de referências e papéis sociais). É neste último que o marketing de influência está inserido. O especialista chamou de grupo de referência as pessoas que exercem influência direta ou que acabam modificando de alguma forma o comportamento de outra pessoa de seu convívio.


O Importante desta estratégia é focar no líder de opinião. Afinal, é ele quem oferece conselhos, informações e dizem quais são as melhores marcas e produtos disponíveis e quais devem ser evitadas. O desafio do marketing de influência no setor cervejeiro é justamente identificar entre os vários profissionais que atuam na área quais estão alinhados com as características, linguagem e propósito da sua cervejaria.



O MARKETING DE INFLUÊNCIA FUNCIONA PARA O MERCADO CERVEJEIRO?


Já fica um alerta: surfar uma onda sem estratégia (ou experiência) não costuma gerar muito resultado. Inclusive, embora o marketing de influência seja algo novo, já existem estatísticas que comprovam sua eficácia:


  • O marketing de influência sai na frente, pois não está sujeito aos ad blocks. Uma pesquisa do Marketing Land apontou que 40% dos usuários de desktops e 15% do mobile utilizam algum tipo de ferramenta para bloquear anúncios;
  • A pesquisa da agência Mediakix apontou que, até 2020, a relação entre marcas e influenciadores deve movimentar entre U$ 5 bilhões e US$ 10 bilhões somente nos Estados Unidos;
  • O Marketing Profs publicou uma pesquisa em que mostra que os microinfluenciadores geram mais engajamento e resultados que os famosos que atuam no mercado.

No entanto, o desafio para as cervejarias é encontrar um influenciador que esteja totalmente alinhado com os propósitos e público da marca.


Veja se este exemplo fictício pode se encaixar em algum experiência real: uma beer influenciadora digital com mais de 15 mil de seguidores não conseguiu gerar nem um contato para o comercial.


A maioria das pessoas ao ler este exemplo levantaria várias hipóteses: A cervejaria não apostou em um perfil com engajamento genuíno, os seguidores da beer influencer não eram personas da cervejaria, foram poucas postagem focada em criar contato ou a influenciadores decretou fracasso da campanha cedo demais.


Em se tratando de marketing não é difícil responder “sim” ou “não” para perguntas que envolvem a eficácia de uma campanha. É assim para ações offline e em investimento em mídia tradicional. Porém a resposta é “depende da estratégia” ou ainda “depende do objetivo de marketing digital”. Porque são eles que norteiam os KPIs que serão monitorados e, consequentemente, vão medir se o investimento em marketing de influência teve ou não resultado.

COMO INICIAR UMA ESTRATÉGIA COM BEER INFLUENCIADORES?

COMO INICIAR UMA ESTRATÉGIA COM BEER INFLUENCIADORES?


1. Definir o objetivo de marketing


Definir o objetivo é o primeiro passo para o sucesso de qualquer ação de marketing digital. Tendo esse objetivo muito claro fica mais fácil pensar no orçamento e todo o planejamento da campanha. Entre as várias finalidades de trabalhar com marketing de influência, podemos citar:


  • Atrair mais visitantes para o site da cervejaria;
  • Aumentar a conversão de leads (pessoas que vão deixar contatos para o comercial da cervejaria);
  • Aumentar a conversão em vendas no e-commerce da cervejaria;
  • Aumentar o número de seguidores nas redes sociais da cervejaria;
  • Atrair publico um evento cervejeiro.

Este objetivo precisa estar muito claro não apenas para identificar se existe a real necessidade de trabalhar com esses profissionais, mas também para identificar quais os KPIs faz mais sentido acompanhar para a campanha.


2. Atinja a sua persona cervejeira


Em marketing de conteúdo e em vendas todos os artigos, ebooks e campanhas de email são focadas no cliente ideal da empresa. No marketing de influência não seria diferente. Assim, é essencial para o sucesso de uma ação com influenciadores que os hábitos de consumo, comunicação e em quais redes sociais a sua persona é engajada estejam bem definidos.


Se esta etapa está cumprida, o próximo passo é identificar quais Beer influencers impactam a sua cervejaria. Se pergunte: Quais influenciadores a sua personas cervejeira costumam acompanhar e como eles contribuem para a decisão de escolha de uma cerveja para compra.


3.  Escolha os beer influenciadores corretos


Para seu conhecimento é fato que microinfluenciadores costumam se engajar mais com uma campanha e gerar mais resultado para as marcas do que perfis de famosos. Também que contratar um profissional baseado apenas no número de likes pode ser o tiro no pé. A saída, portanto, é uma pesquisa minuciosa para encontrar alguém que tenha um público engajado e conectado com o setor cervejeiro.


O mercado de marketing de influência conta com várias plataformas que fazem esta busca. No entanto, caso não haja budget para esse tipo investimento, o conselho é olhar para os microinfluenciadores cervejeiros. Entre os pontos importantes para observar é:


  • Qual a linguagem cervejeira que ele se conecta com os seus fãs,
  • Como (e com que frequência) esse profissional costuma falar sobre cerveja nas redes sociais, e
  • Quais canais de comunicação está presente. Nem preciso dizer que os canais precisam ser os mesmos da sua persona cervejeira.

4. Planeje a campanha junto com os influenciadores


Escrever um bom briefing da sua cervejaria e cervejas é essencial para que a parceria seja firmada (e não se esqueça de fazer um contrato). No entanto, trazer o beer influenciador para dentro do planejamento da ação aumenta a chance de sucesso, alinha as expectativas e ajusta detalhes como tempo de veiculação, melhor horário para publicação, entre outros.


5. Monitore e mensure os resultados


Você não precisa ficar colado no pé do Beer influência. Mas, monitorar os comentários dos seguidores, por exemplo, é sempre uma oportunidade de extrair insights para campanhas futuras. Isso tudo sem falar que mensurar os resultados alcançados é essencial para saber se esta estratégia faz sentido para a sua cervejaria. Lembre do KPIs que você definiu para monitora os objetivos.


Se você contratou uma plataforma de influenciadores as métricas virão mais fáceis. Caso tenho optado por negociar diretamente com os beer influencidores, não se esqueça de falar sobre a necessidade de passar informações sobre o engajamento das publicações ainda na fase de planejamento.


Você acha que o marketing digital com beer influenciadores faz sentido para a sua cervejaria? Já teve alguma experiência para dividir conosco? Deixe sua opinião nos comentários.

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