Automação de Marketing: O que é isso? - Marketing Digital | Paulo Leomil

Automação de Marketing: O que é isso?

Se você está iniciando o seu caminhar no marketing digital provavelmente já deparou com o termo Marketing Digital. Porém ainda é um pouco confuso entender sua importância e como utilizar?

Se a resposta foi sim, este post é para você.

Porém não se sinta mal por isso. Noventa por cento dos profissionais de marketing não sabem ou não usam corretamente a automação de marketing.

Pense comigo, o público na internet é imenso e as estratégias de marketing digital para atraí-los são inúmeras. No entanto, realizar todas com maestria é um grande desafio, tanto para quem está começando a empreender, quanto para as grandes corporações.



Mas o que é Automação de Marketing?

Em termos simples automação de marketing é a utilização de softwares, plataformas e outras tecnologias que permite agir em escala e aumentar os resultados. Por meio delas conseguimos identificar, acompanhar e agir de forma personalizada, melhorando o relacionamento em geral e, consequentemente, as vendas.

Porém, é mais que uma tecnologia. Esta é somente uma ferramenta que te possibilita pensar estrategicamente na atuação junto ao seu público de forma personalizável, quando ele precisa e de forma escalável.

Pense numa rotina aonde você atende o interesse de seu lead (cliente em potencial) e seu estágio de compra, dando a ele todas as informações que precisa em determinado momento, de maneira automatizada.



Quais os benefícios de usar a Automação de Marketing:

Nutrição de Leads que não estão prontos: é importante manter um relacionamento com potenciais clientes, educando e agregando valor. Assim, quando ocorrer o momento da compra, sua empresa será a escolhida. A automação permite fazer esse relacionamento de forma eficiente e com pouco esforço .

Mais eficiência no funil: Toda compra é resultado de um processo onde há vários estágios envolvidos. Com a automação de marketing é possível identificar o estágio do lead e enviar conteúdo adequado para que ele possa caminhar para a próxima etapa.

Leads mais preparados geram tickets maiores:  Quanto mais você fornece informações sobre temas, maior a tendência dele reconhecer o problema e se sentir disposto a investir mais em sua solução.

Comunicação personalizada para cada persona: Com a automação é possível segmentar os leads por muitos critérios e com isso personalizar a comunicação com cada um. O resultado é uma eficiência maio no relacionamento.

Menos trabalho recorrente para o marketing: O esforço do marketing fica concentrado na estratégia e na elaboração dos caminhos que diferentes leads devem pecorrer.

Vendedores recebem leads mais preparados: A automação de marketing deixa os leads mais bem preparados sobre a soluções, fazendo com que os vendedores invistam menos tempo na realização da venda.

Ciclo de venda menor: Como toda a preparação do lead é feito pela automação de marketing, os vendedores podem receber leads já nas últimas etapas do processo de compra.

Mais produtividade para os vendedores: Uma vez que a automação de marketing desempenha bem o seu papel tornando o lead mais bem preparado, fazendo com que os vendedores dediquem menos tempo a cada venda, a possibilidade de atender mais leads durante o seu período dedicado à empresa é muito maior.

Leads mais preparados têm mais sucesso com o produto: Quando a automação de marketing realiza bem a sua função de entregar o conhecimento ao cliente sobre a solução, ele já sabe o que esperar e como implementar o produto ou serviço de forma eficaz. Isso faz com que tenha mais sucesso e, consequentemente, fique mais tempo com a empresa e gere mais recomendações.



Passa a passo para iniciar a Automação de Marketing

1 – Defina a estratégia e as métricas da sua campanha de automação de marketing

2 – Escolha uma ferramenta/software que atenda suas necessidades

3- Estabeleça os gatilhos para um lead entrar em fluxo de nutrição

4 – Defina como vai ser a interação com o lead em cada uma das etapas de compra

5 – Decida quais conteúdos oferecer em cada etapa de compra

6 – Implemente os fluxos de nutrição

7 – Meça a eficiência das campanhas

8 – Faça melhorias contínuas nas campanhas



Ferramenta de automação de marketing para quem está começando

Nem todo o empreendedor que está começando tem condição de investir em uma grande plataforma de automação de marketing, porém isso não é desculpa para não ter automação de marketing.

No mercado temos várias opções de plataformas de automação de marketing acessíveis e que cabem no bolso de qualquer microempresário.

Uma plataforma que já utilizei e que tem um valor bem acessível é

a LEADLOVERS.



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Ela é uma plataforma bem robusta e que tem muitas funcionalidades. Nela você cria o que eles chamam de “máquinas”, que possibilitam a criação de páginas personalizadas,  automações de e-mails, e outras funcionalidades que o ajudarão a gerir os leads e criar uma boa estratégia de automação de marketing.

O LEADLOVERS tem o plano mensal de R$ 184,00. Porém, esse valor pode cair ainda mais se você escolher os planos semestral e anual.

Gostou da ferramenta? Quer conhecer mais sobre o LeadLovers? Clique aqui.



Ferramenta de automação de marketing para empresas com mais experiência em marketing digital

Caso a sua empresa já trabalhe com marketing digital e utiliza (ou já utilizou em algum momento) uma ferramenta de automação de marketing, eu aconselho conhecer a Sharpspring. A ferramenta de origem americana, mas que tem uma equipe de suporte no Brasil. Em temos te automação ela traz tudo que a líder do segmento aqui tem, porém um algo a mais.

Sharpspring.

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Dentre todas as funcionalidades dela para marketing digital, destaco as que para mim são diferenciais:

– Código aberto para criar páginas;

– Rastreamento de campanhas;

– Melhor organização de pastas para páginas, formulários, e-mail mkt, etc;

– Workflows com muito mais possibilidades de gatilhos;

– Leads score possibilidades maiores de pontuação;

– Após o lead entrar na base há um rastreio de toda interação dele com seu site, suas redes sociais, seus e-mail, etc;

– Relatórios melhores para gestão.

Agora o maior diferencial da ferramenta é a área dedicada a vendas onde o vendedor dará continuidade ao processo com criação da oportunidade, além da gestão dele dentro de um pipeline de vendas.

Mas porque esta área de vendas é boa para minha automação de marketing? Todo objetivo de marketing é gerar as vendas e uma das métricas importante é o ROI (retorno sobre o investimento). Com uma ferramenta que alia em um só lugar todas as ações de marketing e vendas, é possível mensurar com mais rapidez e assertividade os resultados. Além disso é possível criar automações de marketing focadas nas ações dos vendedores.

Gostou? Quer conhecer mais sobre o Sharpspring? Acesse aqui.



Espero que este artigo tenha ajuda você a entender mais sobre automação de marketing e como ela é um item importante da caixa de ferramenta para qualquer empresa hoje em dia.

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7 thoughts on “Automação de Marketing: O que é isso?

  1. Obrigado pelo artigo, bem descrito, bem explicado,
    como o visitante espera.

    Da uma passada na minha página também para me
    conhecer, tenho algo muito bom para marketing
    digital, você não faz ideia. Te aguardo.

    Basta clicar ai no meu nome que esta como Visitante
    Anônimo que você já vai para minha página.

    Abraço.

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