
Automação de Marketing: O que é isso?
Se você está iniciando o seu caminhar no marketing digital provavelmente já deparou com o termo Marketing Digital. Porém ainda é um pouco confuso entender sua importância e como utilizar?
Se a resposta foi sim, este post é para você.
Porém não se sinta mal por isso. Noventa por cento dos profissionais de marketing não sabem ou não usam corretamente a automação de marketing.
Pense comigo, o público na internet é imenso e as estratégias de marketing digital para atraí-los são inúmeras. No entanto, realizar todas com maestria é um grande desafio, tanto para quem está começando a empreender, quanto para as grandes corporações.
Mas o que é Automação de Marketing?
Em termos simples automação de marketing é a utilização de softwares, plataformas e outras tecnologias que permite agir em escala e aumentar os resultados. Por meio delas conseguimos identificar, acompanhar e agir de forma personalizada, melhorando o relacionamento em geral e, consequentemente, as vendas.
Porém, é mais que uma tecnologia. Esta é somente uma ferramenta que te possibilita pensar estrategicamente na atuação junto ao seu público de forma personalizável, quando ele precisa e de forma escalável.
Pense numa rotina aonde você atende o interesse de seu lead (cliente em potencial) e seu estágio de compra, dando a ele todas as informações que precisa em determinado momento, de maneira automatizada.
Quais os benefícios de usar a Automação de Marketing:
– Nutrição de Leads que não estão prontos: é importante manter um relacionamento com potenciais clientes, educando e agregando valor. Assim, quando ocorrer o momento da compra, sua empresa será a escolhida. A automação permite fazer esse relacionamento de forma eficiente e com pouco esforço .
– Mais eficiência no funil: Toda compra é resultado de um processo onde há vários estágios envolvidos. Com a automação de marketing é possível identificar o estágio do lead e enviar conteúdo adequado para que ele possa caminhar para a próxima etapa.
– Leads mais preparados geram tickets maiores: Quanto mais você fornece informações sobre temas, maior a tendência dele reconhecer o problema e se sentir disposto a investir mais em sua solução.
– Comunicação personalizada para cada persona: Com a automação é possível segmentar os leads por muitos critérios e com isso personalizar a comunicação com cada um. O resultado é uma eficiência maio no relacionamento.
– Menos trabalho recorrente para o marketing: O esforço do marketing fica concentrado na estratégia e na elaboração dos caminhos que diferentes leads devem pecorrer.
– Vendedores recebem leads mais preparados: A automação de marketing deixa os leads mais bem preparados sobre a soluções, fazendo com que os vendedores invistam menos tempo na realização da venda.
– Ciclo de venda menor: Como toda a preparação do lead é feito pela automação de marketing, os vendedores podem receber leads já nas últimas etapas do processo de compra.
– Mais produtividade para os vendedores: Uma vez que a automação de marketing desempenha bem o seu papel tornando o lead mais bem preparado, fazendo com que os vendedores dediquem menos tempo a cada venda, a possibilidade de atender mais leads durante o seu período dedicado à empresa é muito maior.
– Leads mais preparados têm mais sucesso com o produto: Quando a automação de marketing realiza bem a sua função de entregar o conhecimento ao cliente sobre a solução, ele já sabe o que esperar e como implementar o produto ou serviço de forma eficaz. Isso faz com que tenha mais sucesso e, consequentemente, fique mais tempo com a empresa e gere mais recomendações.
Passa a passo para iniciar a Automação de Marketing
1 – Defina a estratégia e as métricas da sua campanha de automação de marketing
2 – Escolha uma ferramenta/software que atenda suas necessidades
3- Estabeleça os gatilhos para um lead entrar em fluxo de nutrição
4 – Defina como vai ser a interação com o lead em cada uma das etapas de compra
5 – Decida quais conteúdos oferecer em cada etapa de compra
6 – Implemente os fluxos de nutrição
7 – Meça a eficiência das campanhas
8 – Faça melhorias contínuas nas campanhas
Ferramenta de automação de marketing para quem está começando
Nem todo o empreendedor que está começando tem condição de investir em uma grande plataforma de automação de marketing, porém isso não é desculpa para não ter automação de marketing.
No mercado temos várias opções de plataformas de automação de marketing acessíveis e que cabem no bolso de qualquer microempresário.
Uma plataforma que já utilizei e que tem um valor bem acessível é
a LEADLOVERS.

Ela é uma plataforma bem robusta e que tem muitas funcionalidades. Nela você cria o que eles chamam de “máquinas”, que possibilitam a criação de páginas personalizadas, automações de e-mails, e outras funcionalidades que o ajudarão a gerir os leads e criar uma boa estratégia de automação de marketing.
O LEADLOVERS tem o plano mensal de R$ 184,00. Porém, esse valor pode cair ainda mais se você escolher os planos semestral e anual.
Gostou da ferramenta? Quer conhecer mais sobre o LeadLovers? Clique aqui.
Ferramenta de automação de marketing para empresas com mais experiência em marketing digital
Caso a sua empresa já trabalhe com marketing digital e utiliza (ou já utilizou em algum momento) uma ferramenta de automação de marketing, eu aconselho conhecer a Sharpspring. A ferramenta de origem americana, mas que tem uma equipe de suporte no Brasil. Em temos te automação ela traz tudo que a líder do segmento aqui tem, porém um algo a mais.

Dentre todas as funcionalidades dela para marketing digital, destaco as que para mim são diferenciais:
– Código aberto para criar páginas;
– Rastreamento de campanhas;
– Melhor organização de pastas para páginas, formulários, e-mail mkt, etc;
– Workflows com muito mais possibilidades de gatilhos;
– Leads score possibilidades maiores de pontuação;
– Após o lead entrar na base há um rastreio de toda interação dele com seu site, suas redes sociais, seus e-mail, etc;
– Relatórios melhores para gestão.
Agora o maior diferencial da ferramenta é a área dedicada a vendas onde o vendedor dará continuidade ao processo com criação da oportunidade, além da gestão dele dentro de um pipeline de vendas.
Mas porque esta área de vendas é boa para minha automação de marketing? Todo objetivo de marketing é gerar as vendas e uma das métricas importante é o ROI (retorno sobre o investimento). Com uma ferramenta que alia em um só lugar todas as ações de marketing e vendas, é possível mensurar com mais rapidez e assertividade os resultados. Além disso é possível criar automações de marketing focadas nas ações dos vendedores.
Gostou? Quer conhecer mais sobre o Sharpspring? Acesse aqui.
Espero que este artigo tenha ajuda você a entender mais sobre automação de marketing e como ela é um item importante da caixa de ferramenta para qualquer empresa hoje em dia.
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